Convidados

Manuela Pargana Silva- Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares


- Licenciatura em História, FLUL;
- Componente Curricular do Mestrado em Educação e Leitura, FPCE-UL;
- Componente Curricular do Mestrado em História Social Contemporânea, ISCTE-IUL;
- Curso de Especialização em Ciências Documentais, variante de Documentação e
Biblioteca, FLUL.
- Atividade letiva no Ensino Secundário de 1980 a 1998.
- Técnica superior no Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, desde 1998.
- Coordenação da Rede de Bibliotecas Escolares, desde 2014.

Isabel Mendinhos


Isabel Mendinhos foi professora bibliotecária e Coordenadora Interconcelhia e é presentemente membro da equipa do Gabinete RBE. Com licenciatura em Filologia Germânica e mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, tem colaborado na formação de professores bibliotecários e participado, como oradora, em vários seminários e encontros nacionais e internacionais.
É coautora do Referencial Aprender com a biblioteca escolar e de artigos na área das bibliotecas e literacias.

Cristina Taquelim - (Lagos, 1964) 


Licenciada em Psicologia | Bibliotecária | Funcionária Pública | Gosta de escrever cartas e tem o vício da metáfora. Às vezes duvida. Tem voz grave. Gosta de contar. Às vezes escreve. Ainda teme a morte. Recusa-se a viver sem estar espantada por existir.

José António Videira Saro


Transeunte pelas letras e pelos livros metamorfoseado em fazedor de bibliotecas e recreador de leituras. Entre o mago principiante e o aprendiz diplomado se fez a ®evolução biográfica e profissional.

Professor do Ensino Secundário e Ensino Superior, tem partilhado saberes e orientado investigações na área das bibliotecas. Doutorado em Biblioteconomia pela Universidade de Salamanca (2010). Tutor no TEKA - Projeto Gulbenkian de Formação de Professores e Desenvolvimento das Bibliotecas Escolares. Diretamente implicado no aparecimento e dinamização do Projeto Newton gostava de ler, resultante de uma parceria, que promoveu entre a Rede de Bibliotecas Escolares e a Fábrica Centro Ciência Viva, da Universidade de Aveiro, a ser implementado desde 2010, do continente às ilhas. Tem participado em diversos encontros como formador e palestrante, dos quais ressalta a participação, como formador, que ocorreu no FOLIO de 2016 (Festival Literário Internacional de Óbidos) dando continuidade no FOLIO 2017.Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares. 

Maurício Corrêa Leite - O Homem da mala azul

Nasceu no pantanal, no Brasil, um dos países onde desenvolve desde sempre a sua actividade de promotor de leitura. Fez-se educador pela arte no seio das teorias de Paulo Freire, Montessori, Piaget e outros, mas foi no terreno dos muitos países em que tem trabalhado, desde a Amazónia a Moçambique, que construiu o seu modelo de intervenção, "garimpando leitores ".
O seu trabalho associa uma sólida bagagem teórica, a um forte potencial de comunicação e é uma referência no mundo da promoção da leitura. Em Portugal onde reside desde 2005, trabalha para Universidades, Associações, Centros de Formação de Professores, Festivais e Bibliotecas, Escolas.
O seu trabalho no Brasil e nos países de língua portuguesa, valeu-lhe já por 8 vezes a nomeação, ao Prémio ALMA (Astrid Lindgren Memorial Award), o maior prémio internacional de literatura infanto-juvenil e promoção da leitura.
É o criador das Malas de Leitura que desde os anos oitenta implementa nas aldeias indígenas na Ilha do Bananal em Mato Grosso e escolas da zona rural. Desde o ano 2000 leva as Malas de Leitura para Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Portugal
É consultor em promoção de leitura para o Ministério das Relações Exteriores do Brasil em vários países: Estados Unidos, México, Países da Europa e da CPLP. É Consultor para projetos de leitura para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP
Participa em congressos de literatura infantojuvenil apresentando palestras /oficinas em vários estados brasileiros e também no exterior. Recebeu em 2014 o Prémio Unesco de Leitura.

Sandra Subtil- Fundação Portugal Telecom (Khan Academy)  

Nasceu em Lisboa há 39 anos, cidade onde se mantém a viver. Tem formação académica no Ensino da Física e da Química, trabalhou durante 7 anos no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, lecionou em escolas durante 4 anos, abraçou depois um projecto social de acompanhamento ao estudo numa Junta de Freguesia de Lisboa e há 3 anos que colabora com a Khan Academy. É uma apaixonada pelo tema da Educação, Crescimento e Desenvolvimento Pessoal e espera, pouco a pouco, contribuir para uma mudança no paradigma da Educação em Portugal.

Inácio Mira - Fundação Portugal Telecom (Khan Academy)  


65 anos, licenciado em Engenharia, lecionou Matemática e Física em escolas do ensino secundário. Trabalha há 35 anos na PT, onde desempenhou funções nas áreas da Formação, do Marketing e da Gestão Comercial. Está há 4 anos na Fundação PT, onde tem trabalhado em exclusivo na implementação da Khan Academy em português de Portugal, e na sua divulgação. 


Paulo M. Faria

Doutor em Ciências da Educação, especialidade Tecnologia Educativa na Universidade do Minho, onde desenvolveu a sua investigação e lecionou na área da formação inicial de professores. Realizou o mestrado em Literatura Portuguesa na mesma universidade. Obteve o diploma de Estudo Avançados em Políticas Educativas na Universidade de Salamanca. Recentemente, concluiu o curso de Pós-gradução em Gestão de Bibliotecas Escolares.

Foi professor de latim, leciona Português no Ensino Básico e Secundário e acumula funções docentes na Escola Superior Paula Frassinetti, no Porto. Presentemente, iniciou o projeto de Pós-doutoramento no domínio da leitura digital. Tem participado em eventos científicos em Portugal e no estrangeiro, tendo comunicado e publicado em revistas especializadas.

Ádila Faria

Ádila Faria é licenciada em Educação de Infância pelo Instituto Piaget. Concluiu o mestrado em Estudos da Criança - Tecnologias de Informação e Comunicação, no Instituto de Educação, Universidade do Minho em 2007. Em 2014, concluiu o doutoramento - especialidade Tecnologias de Informação e Comunicação, também no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Concluiu em 2015 uma Pós-Graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares - GBE. Atualmente exerce o cargo de professora bibliotecária. É formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua. Tem participado em eventos científicos em Portugal e no estrangeiro, tendo comunicado e publicado em revistas especializadas.

Claúdia Sousa


Bacharel em Educação Social (ESE/IPP) e licenciada em Animação Sócio Educativa (ESE/IPC).
Foi responsável pelo Serviço Educativo da Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, pela concepção e dinamização da Biblioteca Itinerante EMA (Espaço Móvel de Animação), pelo desenvolvimento de actividades de animação no Auditório Municipal Carlos Paredes e colaborou na organização do I e II Encontro Nacional de Serviço Educativo "Diferentes Leituras", no município de Vila Nova de Paiva. Ainda neste município trabalhou em projectos de desenvolvimento local (Programa de Luta contra a Pobreza e Programa Progride) e foi responsável pelos Serviços da Componente de Apoio à Família, em articulação com a Coordenadora Pedagógica, do Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro, de Vila Nova de Paiva.
Com uma larga experiência no desenvolvimento de actividades de animação para diferentes públicos (leitura, narração oral, escrita criativa, expressão plástica, ilusionismo entre outras) é responsável, desde 2012, pelo projecto Flores de Livro, através do desenvolvimento de sessões de conto, oficinas e formações um pouco por todo o país. Em Coimbra, no Teatro da Cerca de São Bernardo, desenvolve sessões de conto e leitura mensais desde 2013. Como contadora participou em alguns festivais de narração oral, dos quais destaca Palavras Andarilhas (Beja), Contos de Avó (Vila Nova de Famalicão), Um porto de Contos (Porto), Rio de Contos (Almada) e Fiadeiro de Contos (Montalegre).
site: www.intervencao-social.com/

Joaquim Azevedo -(Santa Maria da Feira, 1955)


É licenciado em História e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Tem três filhos e dois netos.

Foi dirigente estudantil (1973-77), diretor escolar (1978-1983), técnico de planeamento regional em educação, na CCDR-N (1983-1988), diretor-geral do Ministério da Educação, no GETAP (1988-1992), Secretário de Estado dos Ensino Básico e Secundário do XII Governo Constitucional (1992-1993), Diretor da Faculdade de Educação da Universidade Católica (2002-2013), Presidente do Conselho de Administração da Fundação Manuel Leão (1996-2015). Representou Portugal em vários organismos internacionais, como a OCDE (CERI) e a UNESCO.

Atualmente é investigador no Centro de Estudos do Desenvolvimento Humano (UCP) e é professor catedrático na Universidade Católica (UCP). É autor de várias publicações, livros e artigos, que se podem consultar na base de dados Academia.edu, no site www.joaquimazevedo.com e no repositório Veritati da UCP. É diretor de várias publicações, entre elas a Revista Portuguesa de Investigação Educacional e da Revista EDUCAcise - International Educational Journal. É ainda membro cooptado do Conselho Nacional de Educação (2014-2018), dirige a Comissão de Políticas Públicas e Desenvolvimento do Sistema Educativo, pertencendo à Comissão Coordenadora do CNE. O seu último livro é "Liberdade e Política Pública de Educação. Ensaio sobre um novo compromisso social pela educação". (2011).

José António Batista


Licenciatura em Teatro e Educação Licenciatura em Teatro e Educação e Bacharelato em Teatro e Educação.
É Técnico Superior de Animação Sociocultural na Divisão de Cultura, Educação, Desporto e Turismo do Município de Seia
Participou como ator em inumeras peças de teatro. Dinamiza diversas oficinas de escrita e dramatização e encenou 42 peças de teatro.
Foi diretor artístico do Grupo de Teatro "Escola Velha" de Gouveia (2007/2010), do Grupo de Teatro "Mãos no Bolso Alheio" de Oliveira do Hospital (2010/2011). É Diretor Artístico do Grupo de Teatro "Senna em Palco 2" de Seia desde 2011.
Participou como ator na curta-metragem "Quimeras" realizados pelos alunos da UBI do curso de cinema em Maio de 2012.
É contador de histórias desde 2013, trabalando em articulação com a Biblioteca Municipal de Seia e os Agrupamentos de Escolhas do Concelho, entre outros parceiros.

Paixão Pinto

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas - Português/Francês, mestre em Organização e Gestão de Bibliotecas Escolares.
Tem desempenhado o cargo de coordenadora da biblioteca e professora bibliotecária da Escola Secundária Viriato, em Viseu, desde 1997; exerce, também, funções de Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, desde 2007.
É formadora na área da organização e gestão de bibliotecas escolares, domínio em que tem dinamizado várias ações de formação em articulação com Centros de Formação de Professores e com a RBE; integrou comissões responsáveis pela organização e dinamização de Encontros; como moderadora e como formadora, tem participado em vários Encontros e Seminários no âmbito da leitura, da literacia e das novas tecnologias. É uma entusiasta da leitura e do poder que a leitura tem em melhorar cada ser humano.

Alcina Correia


 Licenciada em Humanidades, docente do quadro de Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque - Guarda. Atualmente exerce funções de Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares. 


RBEMS- Rede de Bibliotecas Escolares e Municipal de Seia

Muito obrigada a todos.

Rede de Bibliotecas de Seia
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora